Belenenses!

 

Luis Carolas (2)

Antes de qualquer comentário queria cumprimentar a massa adepta azul e particularmente o nosso consócio Carlos Fernandes que amavelmente me convidou a escrever um artigo sobre a minha visão para o nosso clube. O Carlos achou interessante ouvir a minha opinião (vai se lá saber porquê) e eu humildemente aceitei o seu desafio.

Dito isto vou voltar atrás mais de 35 anos! Conheci o nosso clube através do meu pai, para quem o conheceu sabe que dedicou a maior parte da sua vida ao nosso clube. Recordo me muito pequeno ir de mãos dadas com ele para o Restelo e conviver com  jogadores, funcionários e dirigentes. Vasques, Sambinha, Jorge Martins, Delgado, Jaime Monteiro, Joaquim Jorge, António Medeiros entre tantos outros  que me acarinhavam como se da família deles pertence-se……. assim nasceu o meu amor por este clube e também uma admiração incompreensível por quem é do meu clube!

Eram tempos de mais alegrias que tristezas……..tempos em que éramos o 4º grande! Infelizmente hoje já não gozamos da mesma popularidade nem festejamos tantas vitorias. Os tempos são outros, não o soubemos acompanhar,  parece que ficámos parados no tempo…….. ! Por varias razões que nem vale a pena enumerar não evoluímos, não soubemos nos modernizar, e para mal dos nossos pecados todo as as direcções que sucessivamente tomaram pose desde há mais de 30 anos não aprenderam com os erros cometidos pelas direcções anteriores! Foram tantos erros, tanta trapalhada que chegámos a um ponto em que tivemos que “dar” o nosso bem mais precioso, o nosso futebol profissional! Os fundadores do nosso clube e muitos daqueles que dedicaram a sua vida ao CFB nunca imaginariam que algum dia iriam ver o seu clube numa situação de morte iminente e que para sobreviver teria que vender aquilo que é a razão de existência, a sua equipa de futebol!  Sei que o clube não morre por não ter a sua equipa de futebol mas enquanto não voltarmos a ter a nossa equipa de volta dificilmente voltaremos a ter o Belenenses que nos foi apresentado pelos nossos antepassados.

Não tendo o futebol profissional no clube (a participação que temos na SAD é como se não tivéssemos nada) tem que se procurar alternativas que consigam manter o clube vivo! mas não  um vivo amorfo e cinzento, não um vivo de cá andar por andar, mas sim um clube vivo para aquilo que foi fundado, para ganhar!!!!!!!!   ganhar em tudo!!!!!!! assim sendo a atenção que se dá ás modalidades tem que ser outra! temos que olhar para as modalidades com outros olhos. As modalidades sempre foram importantes para o clube mas a sua importância foi aumentada depois da venda da SAD . Na minha modesta opinião devia se fazer uma aposta mais atrevida e mais ambiciosa nas modalidades! Não podendo investir em todas as modalidades sou da opinião que se deve investir seriamente numa modalidade e a inserir num projecto profissional de forma a que num curto prazo essa mesma modalidade consiga estar a lutar por títulos! Recordo me muito bem o que era uma tarde no Acácio Rosa quando tínhamos equipas competitivas no Andebol e no Futsal! Aquele pavilhão era temido por  todos adversários! Quando entravam dentro do nosso pavilhão via se que nos respeitavam e nos valorizavam! Um clube como o nosso tem que ter obrigatoriamente no mínimo uma equipa inserida num campeonato que tenha alguma visibilidade  e que esteja sempre a lutar por títulos! Não basta dizer que somos grandes, para o sermos temos que conquistar muitos títulos!

Também associado ás modalidades temos o nosso complexo Olímpico.  A sua  modernização e reactivação deviria ser outra prioridade.  Sei que a manutenção de um complexo como o nosso custa dinheiro mas também sei que se for bem gerido consegue-se ganhar o suficiente para o manter aberto e até tirar alguns dividendos! Se as piscinas já foram viáveis  porque é que não o conseguem voltar a ser?  Obviamente que para a sua reactivação se tornar uma realidade é necessário dinheiro e aqui só vejo duas opções, ou se faz com parcerias ( e aqui a solução pode muito bem ser encontrada através de alguns sócios e seus contactos) ou então usando dinheiro proveniente da rentabilização dos nossos terrenos! Com esta solução a reactivação não seria concretizada a curto prazo mas de qualquer modo pode ser outra solução.  Se esta direcção tomar outro caminho que não seja a reactivação do Complexo Olímpico só o será porque encontraram uma alternativa obviamente mais vantajosa para o clube e seus associados.

Já que toquei no assunto dos terrenos aproveito para dizer o seguinte; Espero ansiosamente pelo concurso público que a nossa direcção disse que iria promover. Tenho a certeza que com este concurso vamos conseguir um projecto que vai satisfazer as necessidades que o nosso clube tem.  As receitas provenientes de um projecto realizado nos terrenos do CFB não só vão ser usadas para abater o passivo mas também para dinamizar e enriquecer o nosso parque desportivo e também apetrechar as nossas equipas com as valências necessárias para podermos estar sempre no topo e a lutar por títulos!  Nascemos grandes, a pequenez nada tem a ver com os genes deste clube!

Uma última palavra para quem está à frente dos destinos do nosso Clube e da SAD! È urgente entenderem-se! Existe um infinito numero de razoes para se entenderem…..as razões que existem para não se entenderem é que não são de todo compreensíveis!  Se existir uma genuína vontade para se chegar a um entendimento esse entendimento com mais ou menos dificuldade vai acabar por surgir!  Esta situação não é de todo benéfica para nenhum dos lados! É uma situação torturante, é uma situação que divide a família azul! É um foco desestabilizador em todos os sentidos e mais algum, e é um travão para o vosso desenvolvimento! Basta Senhores Presidentes!

Viva “os Belenenses”
Luís Carolas

0

belenenses2019

geral@belenenses2019.com