Parabéns BELÉM!!!

untitled

«Como rezam as crónicas, foi numa noite de Agosto desse ano (“sonho de uma noite de Verão”, como cita Acácio Rosa) que, num banco de jardim na Praça Afonso de Albuquerque, Artur José Pereira reuniu os primeiros entusiastas: o seu irmão Francisco Pereira, Henrique Costa, Carlos Sobral, Joaquim Dias, Júlio Teixeira Gomes, Manuel Veloso e Romualdo Bogalho. Todos eles eram jogadores de futebol.

Depois desse encontro a idéia do novo clube foi submetida ao juízo de Virgílio Paula e Francisco Reis Gonçalves, que demonstraram o seu entusiasmo e apoio à iniciativa de Artur José Pereira. Várias reuniões se sucederam, com mais intervenientes ainda, até que em 23 de Setembro (ainda em 1919) e também na Praça Afonso de Albuquerque, se decidiu a fundação do novo Clube: o Clube de Futebol “Os Belenenses”. O nome não deixava dúvidas: nascia um clube de futebol só de Belém!

Não há dúvidas que, apesar de se terem contemplado pouco tempo depois outras modalidades, o “sonho” de Artur José Pereira era acima de tudo um GRANDE CLUBE DE FUTEBOL , QUE PUDESSE RIVALIZAR E ATÉ SUPERIORIZAR-SE AOS RIVAIS Sporting e Benfica. Foi esse o desígnio do principal fundador do Clube.»

0

belenenses2019

geral@belenenses2019.com